ENERTECH 2018 está na frente e à frente.

A única forma de armazenar energia solar e ao mesmo tempo produzir oxigénio e alimento é a que as plantas adotaram. Todos os outros métodos de aproveitar energia solar são altamente poluentes e predadores do planeta.

Nesta ENERTECH, no Sabugal, celebra-se a Floresta como o método mais avançado de produzir meios de suporte à vida e ao mesmo tempo garantir que ao longo de, por vezes séculos a energia solar vai ficando armazenada por cada ano em cada ano num anel de material lenhoso.

Porque tem todas estas propriedades não interessa aos interesses que instalam as enormemente poluentes energias renováveis e que as propagandeiam como limpas. Por isso a ENERTECH no Sabugal é uma liturgia de resistência da sobriedade da Natureza, da inteligência e da memória das plantas e dos Homens

ENERTECH no Sabugal é de tal maneira importante que as televisões não virão. Se vier algum membro do Governo é depois de muita insistência e quase por favor. Não se admirem eles fazem parte do Portugal que já está para além de colonizado. É um Portugal já assimilado. Sem pensamento e ação próprios. Mas aqui na frente, na fronteira faz-se a ENERTECH. Temos energia solar acumulada por centenas de anos. Temos uma grande central de produção de oxigénio. Temos Natureza. Falta-nos organização que seja local, que tenha ambição global e que talvez tenha que desprezar, ignorar quem, lá pelas muitas Praças do Comércio, consome o oxigénio que aqui produzimos em todos os instantes, a energia solar que não nos compram e a floresta que não defendem.

Temos tudo e na ENERTECH e no Sabugal temos que iniciar o processo que nos leva a ser globais não pelo litoral mas pela rede de conterrâneos que enchem as cinco partes do mundo. A ENERTECH no Sabugal está na frente e à frente.

Professor Doutor Carvalho Rodrigues,

(Comissário da ENERTECH 2018)