CISE-Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos

O CISE - Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos (http://www.cise.ubi.pt/),  é uma unidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que se dedica à investigação científica e desenvolvimento tecnológico e está sediada na Universidade da Beira Interior.

As áreas de atuação deste centro abarcam os sistemas eletromecatrónicos, que integram, no mesmo domínio, três principais áreas de engenharia: elétrica, mecânica e eletrónica.

O CISE reune atualmente mais de 40 investigadores e possui três instalações de investigação: GIRS-RES (Guarda International Research Station on Renewable Energies) que tem as suas instalações no Instituto Politécnico da Guarda e que se dedica ao estudo das energias renováveis, o LSE (Laboratório de Sistemas Electromecatrónicos) que tem as suas instalações na Universidade da Beira Interior e que está equipado para a realização de estudos de simulação e ensaios experimentais em algumas áreas de investigação no domínio dos sistemas eletromecatrónicos e o LSEE (Laboratório de Sistemas Elétricos de Energia) que tem as suas instalações na Universidade do Algarve e que está focado na deteção e no diagnóstico de falhas de componentes das redes de transporte e distribuição e de dispositivos de proteção de sistemas de energia.

O CISE tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais de investigação (INTERREG V-B SUDOE, INTERREG IVC, , CYTED, Portugal 2020, QREN, FEDER, COMPETE, etc.) e na indústria (Air Liquide - Iberia Large Industries (Espanha), AMCC - Amreyah Cement Company SAE (Egipto), EPS - Pumping & Treatment Systems Ltd. (Irlanda), CIMPOR Indústria de Cimentos S. A. (Centros de Produção de Alhandra e de Souselas) MIIT Lda., HOMAR Lda., ALSTOM Portugal S.A., PEGOP Energia Eléctrica S. A., etc.).

A figura abaixo ilustra as áreas de atuação do CISE.

 

 

Sobre a ENERTECH

Sob o lema “SABUGAL FONTE DE ENERGIA NATURAL”, o concelho do Sabugal quer assumir-se como território central no uso controlado dos recursos e da procura de novas soluções amigas do ambiente e promotoras do conforto humano em especial pelo potencial latente e inexplorado dos seus territórios destacando a inovação e a sustentabilidade ambiental. Pretende-se que este seja um espaço de encontro de promoção, divulgação e demonstração do que acontece no sector das energias naturais destacando a inovação e a sustentabilidade ambiental.

Contactos

ENERTECH
Câmara Municipal de Sabugal
Praça da República 6324-007 Sabugal

Telf.: +351 271 751 040 | +351 961 981 620
Fax: +351 271 753 408

enertechsabugal@gmail.com