Agrupación Europea de Cooperación Territorial Duero-Douro (AECT)

AECT DUERO DOURO e PROJETOS APRESENTADOS

AECT DUERO-DOURO

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro, é uma entidade pública constituída por cerca de 200 municipios dos distritos de Bragança e Guarda, e provincias de Zamora e Salamanca, entre outras instituições, de Portugal e de Espanha, que tem vindo a desenvolver e a implementar diversos projetos na área das energías renováveis no seu território.

• Projeto de Eficiência Energética na Iluminação Pública

O AECT Duero-Douro, através do projeto de Eficiência Energética na Iluminação Pública, promoveu a renovação da iluminação pública de mais de 150 populações do território, o que permitiu superar as 15.000 luminárias renovadas desde 2013, .

• EFI-DUERO

Criada em Espanha por 200 municipios, a EfiDuero Energy representa um novo modelo de empresa denominado por Modelo Energético Sustentável, baseado na gestão eficiente e no fornecimento garantido de eletricidade a preços baixos e competitivos. É a primeira cooperativa europeia de consumo elétrico, com o objetivo de alcançar benefícios sociais para a comunidade, e procurando a satisfação do consumidor com confiança, segurança e participação ativa.

• RecargaT - Pontos de Recarga de Energia

RecargaT é um projeto de instalação de pontos de recarga para carros elétricos já em implementação em 30 municipios do território rural Duero-Douro español, tendo sido decidido, igualmente iniciar este processo nos municipios de Portugal, assim que estejam reunidas as condições.

• Auto consumo – Instalação de Paineis Fotovoltaicos

O AECT Duero-Douro prepara um plano de instalação de painéis fotovoltaicas nos edificios públicos do território espanhol, com o objetivo de fomentar o autoconsumo: em primeiro lugar para gerar energia para consumo através de energia renovável e limpa como o sol, e em segundo lugar, para gerar poupança nas contas públicas, promovendo a melhoria dos serviços públicos e privados nas pequenas comunidades do meio rural fronteiriço, e a independência energética.

• ROTA RAIA NORTE: BICLAA - BICicletas Locais elétricas e Amigas do Ambiente.

A Rota Raia Norte, uma rede de apoio ao autocaravanismo financiado pelo Turismo de Portugal, integra a rede de bicicletas eléctricas BICLAA- BICicletas Locais elétricas e Amigas do Ambiente, com o objetivo de valorizar os percursos existentes no territorio Duero-Douro Portugal e a mobilidade turística no território rural, para uma estadia mais prolongada, ao longo do ano.

A Rota Raia Norte está a ser implementada em Portugal e em Espanha, ligando assim o território interior transfronteiriço às rotas internacionais para autocaravanas. Em Portugal, a Rota Raia Norte inclui os municípios de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, e em Espanha, diversos municipios das provincias de Zamora e de Salamanca.

Página Web do AECT Duero-Douro: www.duero-douro.com

Página Web do EFI Duero Energy: www.efiduero.com

Numa economia que se pretende cada vez mais descarboxilado, e que o combate às alterações climáticas assume um papel decisivo, a ENERTECH pretende continuar a promover as energias renováveis como fonte sustentável de energia, dar a conhecer novas oportunidades de investimento neste setor e fomentar a utilização das energias naturais como formas alternativas e sustentáveis.