CISE-Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos

O CISE - Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos (http://www.cise.ubi.pt/),  é uma unidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que se dedica à investigação científica e desenvolvimento tecnológico e está sediada na Universidade da Beira Interior.

As áreas de atuação deste centro abarcam os sistemas eletromecatrónicos, que integram, no mesmo domínio, três principais áreas de engenharia: elétrica, mecânica e eletrónica.

O CISE reune atualmente mais de 40 investigadores e possui três instalações de investigação: GIRS-RES (Guarda International Research Station on Renewable Energies) que tem as suas instalações no Instituto Politécnico da Guarda e que se dedica ao estudo das energias renováveis, o LSE (Laboratório de Sistemas Electromecatrónicos) que tem as suas instalações na Universidade da Beira Interior e que está equipado para a realização de estudos de simulação e ensaios experimentais em algumas áreas de investigação no domínio dos sistemas eletromecatrónicos e o LSEE (Laboratório de Sistemas Elétricos de Energia) que tem as suas instalações na Universidade do Algarve e que está focado na deteção e no diagnóstico de falhas de componentes das redes de transporte e distribuição e de dispositivos de proteção de sistemas de energia.

O CISE tem participado em diversos projetos nacionais e internacionais de investigação (INTERREG V-B SUDOE, INTERREG IVC, , CYTED, Portugal 2020, QREN, FEDER, COMPETE, etc.) e na indústria (Air Liquide - Iberia Large Industries (Espanha), AMCC - Amreyah Cement Company SAE (Egipto), EPS - Pumping & Treatment Systems Ltd. (Irlanda), CIMPOR Indústria de Cimentos S. A. (Centros de Produção de Alhandra e de Souselas) MIIT Lda., HOMAR Lda., ALSTOM Portugal S.A., PEGOP Energia Eléctrica S. A., etc.).

A figura abaixo ilustra as áreas de atuação do CISE.

Sur ENERTECH

Sous la devise « Sabugal Source D´Énergie Naturelle," le Comté du Sabugal prétend être positionné comme un territoire centrale sur l´utilisation des ressources naturelles, et de la recherche de nouvelles solutions respectant l'environnement et la promotion du confort humain, en particulier le potentiel latent et inexploitées du territoire, traduit sur les évidences de l'innovation et la durabilité de l´environnement. Prévoyant que cette Foire soit un lieu de promotion, de diffusion et de la démonstration des opérateurs du secteur de l'énergie naturelle, mettant en évidence l'innovation et la durabilité environnementale.